Eficácia do Neem no controle de carrapatos do cão.
- Fabia Preservamundi
- 2 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2024

Os problemas com pulgas e carrapatos afeta nossos pets e, consequentemente, a nossa família, já que convivemos em um mesmo lar.
Dentre os problemas causados pelo carrapato, destaca-se principalmente, sua capacidade de transmitir doenças graves para as famílias multiespecies.
O carrapato do cão (Rhipicephalus sanguineus) é considerado o principal vetor de babesiose, erliquiose, riquetisiose, anaplasmose e a febre maculosa em dos humanos.
De forma convencional, a forma de tratamento é o uso de um composto químico chamado FIPRONIL. O fipronil é absorvido pelos ectoparsitas, tanto pulgas quanto carrapatos, com a picada e durante a ingestão de sangue do animal. O tempo médio de ação sobre os carrapatos é de 48 horas e não tem efeito preventivo contra a ectoparasitose, já que só afeta os parasitas fixados ao hospedeiro.
Porém, os efeitos neurotóxicos, carcinogênicos e reprodutivos do fipronil no ser humano ainda são discutíveis.
Em contrapartida, os extratos de Neem (Azadirachta indica) causam mortalidade de carrapatos assim como a redução da fecundidade e fertilidade dos mesmos.
Estudos mostram que estes produtos são muito mais seguros que outros de origem sintética insistentemente utilizados no controle de insetos, e que podem atuar como veneno sobre o sistema nervoso central do homem.
Um estudo publicado no Encontro Internacional de Produção Científica do Centro Universitário de Maringá de 2009 provou que a toxicidade do Neem em carrapatos foi de mortalidade de 100% das larvas de carrapato, após 48 h e foi detectada ausência de ou efeitos adversos muito suaves nos animais hospedeiros estudados, o que garante segurança na sua utilização doméstica. Foi possível constatar ainda que O Neem pode exercer uma função protetora contra a fixação dos carrapatos, bem como exerce papel repelente nos insetos segundos.
O canil estudado (canil beneficente de uma ONG) apresentava uma intensa infestação de carrapatos, 3 dos animais foram positivos para babesia sp. Foram feitas as aplicações de Neem na posologia indicada, após o final dos testes observou-se ausência de carrapatos em 100% dos animais e após um período de 27 dias não houve novas infestações. Após esse período, a responsável voltou a administrar o Neem como medida preventiva.
O Neem sob aplicações diárias por um período de 30 dias mostrou-se eficaz no combate do carrapato do cão, possibilitando assim o combate ao R. sanguineus de uma forma natural sem efeitos colaterais observados, difucultando a fixação no animal e com ação repelente, evitando a picada.
Mas, lembre-se, para evitar infestações, é preciso cuidar do ambiente também.

O carrapato tem 4 fases e em 90 dias, a fêmea do carrapato pode colocar mais de 2 mil ovos!
Quando os carrapatos estão no animal, você elimar com o uso do Neem. Mas, e os que estão no ambiente?
Muitos estão escondidos em frestas no chão, rodapés, batentes, casa do cão e outros locais secos e longe da luz. Mesmo em casas sem pets, os carrapatos adultos podem sobreviver sem se alimentar por mais de 500 dias e quando precisam se alimentar, eles percorrem metros e até quilômetros em busca de um cão, podendo facilmente passar de uma casa a outra por dentro dos muros e até entre apartamentos, pelas sacadas e varandas.
Por isso, fazer uso do Multiuso Neem Pet é fundamental para ajduar no combate ao carrapato, além do Spray Neem Pet diariamente para ter uma proteção de fora para dentro e o Suplemento Neem Pet para ter uma proteção de dentro para fora!





Comentários